Nos últimos dias a mídia tem divulgado o quanto se investe em educação. E como a mesma continua declinando e transformando-se num caos.
E para onde vai tanto dinheiro?
A educação só vai funcionar quando as pessoas que administram esse setor da sociedade quiserem que isso aconteça e deixarem de "jogar pelo ralo" o dinheiro destinado para tal. E investirem verdadeiramente na educação; modernizando as escolas para que as mesmas se tornem atraentes para os alunos que vivem na era da tecnologia e são obrigados a assistirem aulas expositivas, com quadro, giz e professor.
Funcionará também quando os cursos de capacitação forem levados a sério e não usados apenas como meio de desviar as verbas destinadas para a formação e capacitação dos educadores. Quando os grupos de formação continuada forem organizados nos próprios núcleos escolares e com condições para que os participantes continuem buscando seu crescimento profissional e pessoal. Quando a profissão professor for reconhecida como essencial na formação do cidadão e for valorizada por todos os setores da sociedade e quando forem oferecidas condições de trabalho a todos os profissionais que atuam na educação.
No momento que esses recursos destinados à educação chegarem aonde realmente devem chegar e atingirem o professor, o aluno e a escola, nesse momento a semente começará a germinar e os frutos irão aparecer.
Mas enquanto nossos Líderes Políticos governarem para a ELITE e, pensarem somente nas suas famílias, a Educação Pública continuará no caos e não há professor que consiga fazer a diferença em sala de aula. E os alunos continuarão nesse marasmo, num mundo que os prepara para serem o que realmente são, alheios a tudo que acontece aos seus redores, inertes e passivos como se o futuro não lhes interessasse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário